Falhas de mercado no setor aeroportuário e contraposição da visão neoclássica com a escola austríaca e escola de public choice

Autores

  • João Fernando Rossi Mazzoni Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2019.v7.1189

Palavras-chave:

Microeconomia, História do Pensamento Econômico, Abordagens Heterodoxas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a questão da regulação econômica aplicada ao setor aeroportuário, conciliando visões de três correntes de pensamento econômico sobre o tema. Serão mostradas as características das falhas de mercado na perspectiva neoclássica, representativas do mainstream econômico, e os problemas de tentar regular o setor a partir da perspectiva de duas diferentes escolas de pensamento econômico, com foco na visão da Escola Austríaca de Economia. Economia e algumas percepções da Escola de Escolha Pública.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABREU, Mariana Piaia. Metodologia brasileira de análise de atos de concentração horizontal: a perspectiva da Escola Austríaca vs. o Mainstream. 2011. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

AEROMAGAZINE. Gigante ainda maior. Disponível em: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/gigante aindamaior_617.html. Acesso em: 22 nov 2018.

ALONSO, Sérgio Roberto. Aviação brasileira: crise anunciada. Correio Braziliense, Brasília, 2003.

ARMENTANO, Dominick T. A critique of neoclassical and Austrian monopoly theory. New Directions in Austrian Economics. Kansas City: Sheed Andrews and McMeel, 1978.

BAIRD, Charles W. The Economics of Time and Ignorance: a Review. The Review of Austrian Economics, v. 1, n. 1, 1987. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01539340

BARBIERI, Fabio. O ressurgimento da escola austríaca e a teoria de processo de mercado. Revista Econômica, v. 10, n. 2, 2008. DOI: https://doi.org/10.22409/economica.10i2.p117

BIGGAR, Darryl. Why regulate airports? A Re-examination of the Rationale for Airport Regulation. Journal of Transport Economics and Policy (JTEP), v. 46, n. 3, 2012.

BENKARD, C. Lanier. A Dynamic Analysis of the Market for Wide-Bodied Commercial Aircraft. The Review of Economic Studies, v. 71, n. 3, 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-937X.2004.00297.x

BUCHANAN, James M.; TOLLISON, Robert D.; TULLOCK, Gordon. Toward a Theory of the Rent-Seeking Society. Texas: Texas A&M Univ. Press, 1980.

CAMACHO, Fernando Tavares; RODRIGUES, Bruno da Costa Lucas. Regulação econômica de infraestruturas: como escolher o modelo mais adequado?. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n. 41, 2014.

DEQUECH, D. Neoclassical, mainstream, orthodox, and heterodox economics. Journal of Post Keynesian Economics, v. 30, n. 2, 2007. DOI: https://doi.org/10.2753/PKE0160-3477300207

DIAS, Marco Antonio. James Buchanan e a “Política” na escolha pública. Revista Estratégica, v. 10, n. 1, 2013.

DILORENZO, Thomas J. The Myth of Natural Monopoly. The Review of Austrian Economics, v. 9, n. 2, 1996. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01103329

FIANI, Ronaldo. Teoria da regulação econômica: estado atual e perspectivas futuras. Teoria Política e Instituições de Defesa da Concorrência, 1998.

GONÇALVES, Sandro Silva. Modelos de exploração do mercado de aeroportos no Brasil. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, Brasília, 2010.

HAYEK, Friedrich August. The use of knowledge in society. The American economic review, 1945.

IORIO, Ubiratan Jorge. Ação, Tempo e Conhecimento. MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics, v. 3, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.30800/mises.2015.v3.763

IORIO, Ubiratan J. Falhas de mercado versus falhas de governo. Direito Administrativo em Debate, Rio de Janeiro, 2008.

KAHN, Alfred E. Surprises of Airline Deregulation. The American Economic Review, v. 78, n. 2, 1988.

KAPP, D. C. Aeroportos privatizações: proposta de privatização aeroportuária para o Brasil. Rio de Janeiro: DAC, 2003.

MUELLER, Bernardo. Regulação, informação e política: uma resenha da teoria política positiva da regulação. Revista Brasileira de Economia de Empresas, v. 1, n. 1, 2013.

MILL, John Stuart. On Liberty–Ed. Alexander. Broadview Press, 1999.

MISES, Ludwig Von. Human Action. Connecticut: Yale University Press, 1963.

O’DRISCOLL JR, Gerald P.; RIZZO, Mario J. The Economics of Time and Ignorance: With a New Introduction. Londres: Routledge, 2002. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203006740

OLIVEIRA, Alessandro V. M. Performance dos regulados e eficácia do regulador: uma avaliação das políticas regulatórias do transporte aéreo e dos desafios para o futuro. Brasília: IPEA, 2007.

PARETO, Vilfredo. Cours d’économie politique. Paris: Librairie Droz, 1964. DOI: https://doi.org/10.3917/droz.paret.1964.01

PELTZMAN, Sam. Toward a more general theory of regulation. The Journal of Law and Economics, v. 19, n. 2, 1976. DOI: https://doi.org/10.1086/466865

PEREIRA, Paulo Trigo. A teoria da escolha pública (Public Choice): uma abordagem neoliberal?. Análise Social, v. 32, 1997.

POSNER, Richard A. Natural monopoly and its regulation. Stan. L. Rev., v. 21, 1968. DOI: https://doi.org/10.2307/1227624

PINDYCK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. Londres: Pearson, 2010.

ROBBINS L. An Essay on the Nature and Significance of Economic Science. London: MacMillan, 1935.

ROTHBARD, M. N. Man, Economy, and State with Power and Market. Auburn: Ludwig von Mises Institute, 2009.

SILVA E MEIRELLES, Dimária. Teorias de mercado e regulação: por que os mercados e o governo falham? Cadernos EBAPE BR, v. 8, n. 4, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512010000400006

SILVEIRA, Fernando Lang. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno catarinense de ensino de física. Florianópolis, v. 13, n. 3, 1996.

STARKIE, David. Airport regulation and competition. Journal of air Transport management, v. 8, n. 1, 2002. DOI: https://doi.org/10.1016/S0969-6997(01)00015-1

STIGLER, George J. The theory of economic regulation. The Bell journal of economics and management science, 1971. DOI: https://doi.org/10.2307/3003160

TULLOCK, Gordon; SELDON, Arthur; BRADY, Gordon L. Falhas de governo: uma introdução à teoria da escolha pública. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 2005.

VARIAN, H. R. Microeconomia-princípios básicos. São Paulo: Elsevier Brasil, 2003.

VON MISES, Ludwig. The ultimate foundation of economic science. Indiana: Liberty Fund, 2012.

ZANELLA, Fernando Caputo. O mercado como processo: a abordagem austríaca. Análise Econômica, v. 11, n. 19, 1993. DOI: https://doi.org/10.22456/2176-5456.10459

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

1.
Mazzoni JFR. Falhas de mercado no setor aeroportuário e contraposição da visão neoclássica com a escola austríaca e escola de public choice. MisesJournal [Internet]. 19º de agosto de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];7(2). Disponível em: https://revistamises.org.br/misesjournal/article/view/1189

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa