Inovação como fator de influência na competitividade da cadeia produtiva têxtil brasileira:
a visão dos gestores
DOI:
https://doi.org/10.30800/mises.2018.v6.859Palavras-chave:
Inovação, competitividade, estratégia, internacionalização, setor têxtilResumo
Para as empresas da cadeia produtiva têxtil brasileira a inovação é condição para a inserção no mercado internacional e preservação de espaços no mercado local. Neste estudo buscam-se conhecer quais fatores relativos à inovação influenciam a competitividade de empresas daquele setor, segundo seus gestores. Recorreu-se, inicialmente, entrevistas com dirigentes de entidades de classe do setor focalizado, visando identificar as inovações praticadas por seus representados. Posteriormente, realizou-se pesquisa quantitativa por meio de um questionário respondido por gestores que atuam em organizações de diversos elos do setor têxtil brasileiro. Mediante análise fatorial e de correlação identificaram-se obstáculos para inovar, com destaque à falta de financiamento e apoio à competitividade do País no cenário global. Contudo, há práticas que conduzem a melhores condições competitivas. Os resultados podem interessar a empresas assemelhadas às da amostra, a entidades representantes de classes e aos agentes de financiamento e fomento à produtividade e inovação.
Downloads
Métricas
Referências
ARBIX, G. Inovar: a indústria brasileira entre o passado e o futuro. São Paulo: Editora Papagaio, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda., 2004.
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2008.
BAYRAKTAR, C. A. et al. Competitive strategies, innovation, and firm performance: an empirical study in a developing economy environment. Technology Analysis & Strategic Management, p. 1-15, 2016. Disponível em http://www.tandfonline.com/doi/abs/ 10.1080/09537325.2016.1194973. Acesso em 30 jun. 2016.
CHRISTENSEN, C. M.; OVERDORF, M. Enfrente o desafio da mudança revolucionária. In: MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. Harvard Business Review – Inovação na prática: on innovation. Rio de Janeiro: Campus, p.104-127, 2002.
CHRISTENSEN, C. M.; ANTHONY, S. D.; ROTH, E. A. O futuro da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
CHRISTENSEN, C. M.; RAYNOR, M. E. O crescimento pela inovação: como crescer de forma sustentada e reinventar o sucesso. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DAMANPOUR, F.; ARAVIND, D. Managerial innovation: Conceptions, processes, and antecedents. Management and Organization Review, v. 8, n. 2, p. 423-454, 2012.
DAVILA, T.; EPSTEIN, M. J.; SHELTON, R. D. As regras da inovação. Porto Alegre:
Bookman, 2007.
DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 2003.
EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAÚJO, L. Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2001.
GHEMAWAT, P. Estratégia e o cenário dos negócios. Porto Alegre: Bookman, 2007.
HAIR, J. F. Jr.; BLACK, W. C.; BAIBN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise Multivariada de dados. 6ª. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 13. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
HAYES, R.; PISANO, G.; UPTON, D; WHEELWRIGHT, S. Produção, estratégia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. 1a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
HEIZER, J. H.; RENDER, B. Administração de operações: bens e serviços. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
HITT, M.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R.E. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
KÖHLER, A. R.; SOM, C. Risk preventative innovation strategies for emerging technologies the cases of nano-textiles and smart textiles. Technovation, v. 34, n. 8, p. 420-430, 2014.
PISANO, G. P. You need an innovation strategy. Harvard Business Review, v. 93, n. 6, p. 44-54, 2015.
PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 26. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S.; SERRA, A. C. da C. A nova era da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SCHUMPETER, J. A. Ensaios: empresários, inovação, ciclos de negócio e evolução do capitalismo. Lisboa: Celta Editora, 1996.
STAL, E. A inovação como alavanca para a internacionalização: o caso Microsiga. In: BERNARDES, R. (org.). Inovação em serviços intensivos em conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2007, p.387-409.
TIDD, J.; BESSANT, J. R.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.