Uma análise sobre o tratamento das questões ambientais na tradição da escola austríaca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2021.v9.1417

Palavras-chave:

escola austríaca, problemas ambientais, subjetivismo, economia ambiental neoclássica, economia ecológica

Resumo

O presente trabalho pesquisa o histórico da abordagem da escola austríaca em relação a problemas ambientais, desde o início dessa tradição (1871) até a atualidade (2021). Nessa pesquisa, observa-se que, após muitos anos de considerações apenas superficiais sobre o tema, o artigo Law, Property Rights, and Air Pollution, publicado por Murray Rothbard, em 1982, marcou o início da definição de um paradigma marcadamente austríaco, isto é, baseado na ontologia subjetivista, para os problemas ambientais, no que foi seguido por outros autores, com destaque para Roy Cordato e Graham Dawson. Mais adiante, no entanto, este artigo identifica os problemas que persistem para a formulação coerente dessa abordagem como contraponto à economia ambiental neoclássica e as limitações que sua natureza microanalítica impõe à formulação de um contraponto à economia ecológica.

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Biografia do Autor

Paulo Hora Andrade III, Universidade Federal do Paraná - Curitiba - Paraná – Brasil

Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2018). Licenciatura no Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019).

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

1.
Andrade III PH. Uma análise sobre o tratamento das questões ambientais na tradição da escola austríaca. MisesJournal [Internet]. 20º de dezembro de 2021 [citado 4º de dezembro de 2024];9. Disponível em: https://revistamises.org.br/misesjournal/article/view/1417