Inovação em Tecnologias de Checkout Aplicada como Vantagem Competitiva e Redução das Filas em Supermercados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2021.v9.1381

Palavras-chave:

Supermercados, Checkout, Vantagem Competitiva, Inovação, Redução das Filas

Resumo

O presente artigo buscou verificar se existe uma relação clara entre inovação no checkout, vantagem competitiva e redução das filas no segmento de supermercados na cidade de São Paulo. O trabalho se inicia com uma fundamentação teórica sobre a importância da constante inovação em serviços e sobre o conceito de vantagem competitiva e, por fim, apresenta a metodologia de pesquisa e as técnicas de análise utilizadas. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação não-participante (contato indireto do pesquisador) junto a uma amostra não probabilística por conveniência de 40 supermercados da cidade de São Paulo, nas regiões norte, sul, leste e oeste. Utilizamos a técnica de análise descritiva nos dados. Ao todo, identificamos três fatores: eficiência, tempo de espera e desistência, como os mais relevantes.

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Biografia do Autor

Emerson Eduardo da Silva, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo – São Paulo - Brasil

Bacharel em Administração e Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Graduando em Design Educacional pela Universidade Federal de São Paulo e Representante do Conselho Regional de Administração de São Paulo no município de São Paulo.

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Publicado

2021-04-13

Como Citar

1.
da Silva EE. Inovação em Tecnologias de Checkout Aplicada como Vantagem Competitiva e Redução das Filas em Supermercados. MisesJournal [Internet]. 13º de abril de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];9. Disponível em: https://revistamises.org.br/misesjournal/article/view/1381

Edição

Seção

IV Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica