Os Escolásticos Tardios Espanhóis – Parte 2

Autores

  • Murray N. Rothbard

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2014.v2.651

Palavras-chave:

Escolásticos, Escola de Salamanca, Molina, Suarez, Mariana, Lessius, Lugo

Resumo

Este texto trata do desenvolvimento do pensamento social e econômico dos escolásticos tardios, de Luis de Molina até o declínio da Escola de Salamanca. A análise inicia com o pensamento monetário de Molina, Suaréz e Mariana, prossegue com a doutrina do preço justo em Lessius e conclui com a teoria do valor subjetivo em Lugo. O pensamento escolástico espanhol é analisado sobre o pano de fundo de controvérsias teológicas e eventos históricos do período, até o declínio com a Reforma e as interpretações filosóficas suscitadas pelo advento da ciência moderna.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

1.
Rothbard MN. Os Escolásticos Tardios Espanhóis – Parte 2. MisesJournal [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 22º de julho de 2024];2(2):439-58. Disponível em: https://revistamises.org.br/misesjournal/article/view/651

Edição

Seção

História do Pensamento Econômico e Político