Liberdade e Democracia em Tocqueville

UUm Contraste entre a Descentralização Espontânea da Democracia Americana e a Centralização Racionalista da Revolução Francesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2021.v9.1405

Palavras-chave:

Democracia, Estados Unidos, França, Liberdade

Resumo

O objetivo do presente artigo é identificar, na leitura de Alexis de Tocqueville, o contraste entre a descentralização espontânea da democracia americana e a centralização racionalista da Revolução Francesa. A partir da leitura das obras de Tocqueville, analisaremos a hipótese de que a particularidade da tradição empirista e consuetudinária dos Estados Unidos evitou que essa nação sofresse as consequências de um modelo de república centralizador nascente na Revolução Francesa, fundado na tradição racionalista continental. A abordagem do presente trabalho é qualitativa e a metodologia é exploratória por meio de revisão bibliográfica das duas principais obras de Tocqueville, Da democracia na América (1835 e 1840) e O Antigo Regime e a Revolução (1856). Conclui-se que, na leitura de Tocqueville, há um contraste entre a descentralização espontânea da democracia norte-americana, que busca conciliar igualdade de condições e liberdade individual, e a centralização racionalista da Revolução Francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Paz, Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa - Paraíba - Brasil

Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em LEA Negociações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Graduando de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Referências

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.

HAYEK, F. A. Os fundamentos da liberdade. São Paulo: Visão, 1983.

HAYEK, F. A. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. Normas e Ordem. São Paulo: Visão, 1985.

HIMMELFARB, Gertrude. Os caminhos para a modernidade: os iluminismos britânico, francês e americano. São Paulo: É Realizações, 2011.

MANENT, Pierre. História Intelectual do Liberalismo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2018.

MERQUIOR, José Guilherme. O Argumento Liberal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

PENNA, José Osvaldo de Meira. O pensamento de Tocqueville. In: PAIM, Antonio (org.). Evolução Histórica do Liberalismo. São Paulo: LVM Editora, 2019.

TOCQUEVILLE, Alexis de. O Antigo Regime e a Revolução. São Paulo: Edipro, 2017.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América. São Paulo: Edipro, 2019.

ZETTERBAUM, Marvin. Alexis de Tocqueville. In: STRAUSS, Leo; CROPSEY, Joseph. History of Political Philosophy. Third Edition. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

1.
Paz A. Liberdade e Democracia em Tocqueville: UUm Contraste entre a Descentralização Espontânea da Democracia Americana e a Centralização Racionalista da Revolução Francesa. MisesJournal [Internet]. 21º de junho de 2021 [citado 22º de julho de 2024];9. Disponível em: https://revistamises.org.br/misesjournal/article/view/1405

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa