Os Fundamentos do Estado de Direito no Pensamento de F. A. Hayek
DOI:
https://doi.org/10.30800/mises.2020.v8.1308Palavras-chave:
F.A.Hayek, Estado de Direito, Império da Lei, Sociedade Livre, Liberdade individualResumo
Nas décadas de 1960 e 1970, F. A. Hayek demonstrou, por meio de seus escritos, certa preocupação com o esvaziamento dos fundamentos da doutrina do Estado de Direito. Era necessário retomar e preservar os fundamentos dessa doutrina, a fim de assegurar a liberdade dos indivíduos face a seus pares e ao Estado. Parece que, hoje em dia, as sociedades livres passam por um processo similar de questionamento e relativização da doutrina do Estado de Direito. Os fundamentos do Estado de Direito defendidos por Hayek abrangem a liberdade individual e negativa, o evolucionismo social, e o império da lei aplicável de forma imparcial. O presente artigo visa a estudar os fundamentos da doutrina do Estado de Direito para F. A. Hayek. Em uma sociedade aberta tem-se um estado de liberdade em que todos podem usar seu conhecimento para seus próprios propósitos, limitados por normas gerais de aplicação universal. O Estado deve ser limitado por princípios gerais a que a comunidade tenha se comprometido prévia e constitucionalmente. Sem os fundamentos do Estado de Direito, como ensinou Hayek, têm-se a discricionariedade administrativa do Estado, a servidão da vontade e o racionalismo construtivista das normas.
Downloads
Métricas
Referências
HAYEK. F. A. Os fundamentos da liberdade. – São Paulo, Visão, 1983.
HAYEK. F. A. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. V. I: Normas e Ordem. São Paulo: Visão, 1985a.
HAYEK. F. A. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. V. II: A miragem da justiça social. São Paulo: Visão, 1985b.
HAYEK. F. A. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. V. III: A ordem política de um povo livre. São Paulo: Visão, 1985c.
HAYEK. F. A. O caminho da servidão. – São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
HAYEK. F. A. Os erros fatais do socialismo. – 1. ed. – Barueri: Faro Editorial, 2017.
NOGUEIRA, Jorge Henrique de Saules. O Direito como Salvaguarda da Liberdade: elementos da Teoria do Direito de F. A. Hayek. MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia. Volume II, Número 2 (Edição 4), 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.